domingo, 21 de setembro de 2014

AUTO CONCEITO -

Você já ouviu alguém expressões, como “fulano se acha”? ou "fulano se acha a última coca cola do deserto." Ou ainda “fulano só quer ser...” ou ainda “fulano se acha a última bolacha do pacote.” ? Pois é... Há pessoas assim... Pessoas que se super valorizam, que têm uma projeção de si mesmas além do normal, pessoas que se acham mais do que são. É que se chama auto conceito. Auto conceito é o conceito que faço de mim mesmo. É a auto imagem de uma pessoa,ou seja, como ela se vê. Como a pessoa acredita que são seus próprios atributos e como a pessoa avalia essas qualidades. Os atributos do auto conceito podem ser descritos em dimensões como conteúdo (ou seja, o fato de um indivíduo preferir ter um rosto atraente ou ser intelectualmente destacado), positividade (autoestima), intensidade, estabilidade no decorrer do tempo e precisão, ou seja, até que ponto a avaliação do eu corresponde à realidade do que se é. Podemos entender auto conceito como sendo a forma de como nos valorizamos ou nos relacionamos conosco mesmos. O auto conceito corresponde à resposta à pergunta "QUEM SOU EU?" O auto conceito é formado com base em elementos de vários campos da existência. Por exemplo, a imagem corporal, a sensibilidade cinestésica e tátil, a Cultura, a Religião, e outros. O comportamento relativamente ao conceito que nós temos de nós próprios é variado. Podemos realizar atividades de: 1. Autopercepção 2. Auto-avaliação 3. Auto comunicação 4. Automotivação 5. Autocontrole O autoconceito é composto por imagens acerca do que nós próprios, o que pensamos que somos, o que pensamos que conseguimos realizar e o que pensamos que os outros pensam de nós e também de como gostaríamos de ser. O autoconceito consiste em todas as maneiras de como uma pessoa pensa que é nos seus julgamentos, nas avaliações e tendências de comportamento. Isto leva a que o autoconceito seja analisado como um conjunto de várias atitudes do eu e únicas de cada pessoa. O autoconceito tem um papel extremamente importante na medida em que tenta explicar o comportamento, ou seja, porque consegue manter uma certa consistência nesse mesmo comportamento, explicita a interpretação da experiência e fornece um certo grau de previsão. O autoconceito constitui-se de 3 componentes: a) Cognitivo: são as características que a pessoa vê quando olha para si mesma. b) Afetivo: caracterizado pelos afetos, emoções e avaliações. c) Comportamental: o autoconceito influi na forma de se comportar e perceber o mundo. O indivíduo, por volta dos 5 ou 6 anos, começa a verbalizar seus sentimentos, isto faz com que se torne possível verificar seus julgamentos de forma mais clara. Para a criança pré-escolar, as relações sociais ocorrem no âmbito familiar. À medida que a criança começa a movimentar-se e frequentar outros ambientes, inclusive a escola, suas experiências sociais ampliam-se e a criança passa a ter uma compreensão maior dos tipos de relações interpessoais. A auto-estima é um dos constituintes do autoconceito mais importantes, sendo entendida como o processo de avaliação que o indivíduo faz das suas qualidades ou dos seus desempenhos. A auto-estima é um conjunto de opiniões e sentimentos que uma pessoa tem sobre si mesma. Pessoas que gostam de si e respeitam suas próprias vontades são também geralmente respeitadas pelos demais. A auto-imagem e a auto-estima se transformam em todas as pessoas devido ao processo de crescimento e cada fase da vida acrescenta algo. Porém traumas ou uma auto-estima excessivamente baixa pode impedir que haja progresso do indivíduo. As crianças com baixa auto-estima são mais ansiosas e menos eficientes em grupo. É possível notar que um indivíduo possui baixa auto-estima quando este não tem uma opinião muito favorável sobre si, não se sente digno de respeito ou de amor e utiliza-se de um dos seguintes recursos por receio de que pelo fato de pensar e sentir-se desta forma seja rejeitado pelas pessoas. 1- Passividade: a pessoa não se impõe e aceita ser manipulada por outras pessoas. 2- Agressividade passiva: emitir comportamentos contrários à sua vontade. 3- Agressividade: ameaça as pessoas para conseguir o que deseja. Por vezes, a criança possui uma ideia do que pode desempenhar e se comporta de forma a confirmar isto. Entretanto, se não consegue, ela se pune devido ao fracasso. Há pessoas, no entanto, que, quando participam de grupos, usam de meios escusos para se destacar dos outros, como tentativa de compensar o baixo conceito que têm de si mesmas. O conceito positivo e real de si mesmo pode dar à pessoa a serenidade para lidar com as outras e participar do grupo de maneira enriquecedora.

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